Fender

A Fender Musical Instrumets Corporation (FMIC) é a mais famosa fabricante de guitarras, baixos, amplificadores e equipamento relacionado. Com uma história que data de 1946, a Fender tocou e transformou a música em todo o mundo em praticamente todos os géneros: rock and rol, country, jazz, rhythm and blues, e muitos outros. Todos, desde principiantes a quem se dedica por hobby, até aos artistas e músicos mais famosos, usam instrumentos e amplificadores Fender.

O inventor californiano, Leo Fender foi a grande força criativa da empresa que em 1965 foi vendida à empresa CBS. Os anos seguintes foram de grande expansão. Em 1985,  a Fender foi vendida a um pequeno grupo de empregados e investidores liderado por William Scultz. A nova Fender Musical Instruments Corporation teve de começar do zero –o edifício e as máquinas, não estavam incluídos na venda. A primeia fabrica abriu em Corona, califórnia e dois anos depois, é inaugurada a segunda fábrica em Ensenada, México Também em 1987, abre a primeira loja personaliza da Fender, na Califórnia, criando instrumentos de sonho para guitarrista profissionais e entusiastas da guitarra. Aqui, os músicos podiam fazer os seus pedidos pessoais, baseados nas características especificas e individuais.

Em 1991, a sede da FMIC foi transferida para Scottsdale, também nos Estados Unidos de onde a Fender coordenava a administração, marketing, publicidades, vendas e exportação com as suas instalações em Inglaterra, França, Alemanha, Japão, México, Holanda, Espanha e Suiça. William Scultz retirou-se em 2005 e William Mendello sucedeu-o no cargo de presidente. Desde a fundação a FMIC cresceu para tornar-se na empresa líder em vendas, fabrico e distribuição de instrumentos musicais. Fabrica e distribui todas as necessidades de guitarristas e baixistas, desde instrumentos, amplificadores, a instrumentos de cordas e acessórios de produtos áudio profissionais. A Fender tornou-se líder mundial definindo o som que hoje ouvimos.